Os Avanços e retrocessos de uma tese

O objectivo deste blog é participar e envolver os meus amigos na realização do meu projecto de tese...

quinta-feira, junho 16, 2005

Nem tudo são STCP's

Já faz alguns dias que não me manifesto...
Que não comento como vai o meu projecto de tese, ou que não faço qualquer analogia com os STCP...

Já sei... até agradecem porque os meus posts são sempre autênticos "testamentos" ou "discursos" que mais fazem lembrar o Presidente Fidel Castro... com a desvantagem que não tem interesse algum para quem os lê...

No entanto caso haja alguém realmente curioso... desde o último post...
O que tenho para contar não é nada de muito interessante (mas também nunca o é, por isso não é grave) e limita-se ao que descrevo a seguir.

A apresentação do paper a que me referia no último post foi feita na data e hora marcada...

Graças a um amigo, a quem agradeço sinceramente, consegui ser pragmática e não me extender em imensos slides... o que me permitiu cumprir o tempo de exposição apenas com um ligeiro desvio. Aprendi um pouco mais sobre o tema do paper, sobretudo pelo número de vezes que o tive que explicar mas...

Mas o quê? Há sempre um mas... porque não podes ficar satisfeita e contente uma vez que seja?

Mas... cheguei à conclusão que o tema abordado não se enquadra muito bem no meu projecto de tese... pelo menos não no busílis da questão, sendo uma referência indirecta ao problema...

Estavas à espera de descobrir a pólvora, logo à primeira tentativa?
Por favor... tens que te esforçar muito mais... Admite que se fosse assim tão fácil... também perderias o interesse...

Claro que não estava à espera de descobrir de imediato um paper que abordasse o que realmente me interessa, e que apresentasse propostas de resolução do problema...
Para ser sincera se o houvesse, também o interesse do projecto de tese e posteriormente da tese diminuiam consideravelmente, pois revelava que podia não acrescentar nada de novo sobre o assunto...

Mas sejamos sinceros: acham mesmo que ninguém se debruçou sobre o assunto? Pensam que ninguém pensou sobre o assunto e apresentou alternativas de resolução, ou pelo menos estudou e analisou o problema?

Claro que sim... pensarão alguns, uns poucos, muito poucos a quem eventualmente fiz pensar sobre o assunto...
A grande maioria não se manifesta dado o parco interesse que tem sobre o tema e a existência de temas bem mais interessantes com que podem ocupar o seu precioso tempo ao invés de o desperdiçar a pensar sobre este

Ainda bem que concordam comigo...

Claro que por certo houve alguém que já abordou o tema do meu projecto de tese...
Convém que eu descubra o que foi feito a esse nível...

Fazer o mesmo podia ser entendido por plágio... ainda que não o fosse... mas como se costuma dizer ao nível do direito... o desconhecimento da lei não é motivo para a sua não aplicação, e não é um argumento válido para a absolvição de um reu, que a desrespeitou.

Assim não é à toa que qualquer tese ou projecto de tese que se preze contém o "state of the art", ou se preferirem o "estado da arte", onde supostamente se menciona o que foi feito sobre o tema que se pretende abordar. Tal pode ou não servir como alicerce para o que se pretende fazer à posteriori... isto é pode servir como ponto de partida na mesma direcção ou em direcção oposta...

Resumindo... se eu não souber o que foi feito sobre o assunto, torna-se mais difícil saber o que fazer e que direcção seguir...
Digamos que é como ter uma bussola desmagnetizada e não me saber orientar pelas estrelas, não saber onde estou nem conhecer o terreno que estou a pisar...

Então e os Orientadores? - dirão alguns persistentes e resistentes que ainda não abandonaram este post sem acabar de o ler

Claro que os orientadores, a este nível, podem ajudar-nos a sair dos pântanos em que involuntariamente entrámos... mas as areias movediças... podem ser um obstáculo díficil de ultrapassar e... os orientadores podem ter dificuldades em nos encontrar...quando estamos completamente perdidos...

Temos que admitir que os orientadores existem e que nos podem ajudar mas... têm um tempo muito limitado para o efeito e muito mais com o que se ocuparem que não connosco.

Assim, convenhamos que o principal do trabalho somos nós que o temos que fazer... e o meu trabalho está a léguas de distância da chegada e a milímetros do ponto de partida...

Vais começar a lastimar-te? Já ninguém acredita nas tuas "misérias", sabes isso, não sabes?

Sei... mas eu estou a falar a sério... e também não vai ser hoje nem nos próximos dias que me vou ocupar do projecto de tese...

Hoje a minha procupação é com um trabalho que tenho que entregar segunda-feira para a disciplina de Sistemas de Apoio à Decisão...
É sobre Data Envelopment Analysis e desta vez o trabalho em si não vai estar nada relacionado com transportes...

Aléluia... ao menos quebras a monotonia do tema - pensam os que já estão fartos de o assunto ter sempre o mesmo foco.

Sim, é verdade, mas continuo a um nível nacional porque o meu dataset são dados dos concelhos portugueses (isto se não decidir mudar uma vez mais de base de dados)...

Não vou dizer em concreto de que é que se trata pois foge por completo do tema... digo apenas que finalmente consegui utilizar o software pretendido para o efeito o que é positivo... depois de dois dias a tentar infrutiferamente...

Espero que os resultados obtidos sejam interessantes, e que encontre concelhos que sejam verdadeiros benchmarks dos restantes... ainda que pelos primeiros resultados obtidos tenha duvidas dessa veracidade...

Para os resistentes que leram este Post até ao fim, sem desesperar, parabéns e muito obrigada.

Agora vou voltar ao trabalho e aos programas EMS e DEAWIN...






4 Comments:

  • At 17/6/05 10:33, Blogger Dasha said…

    Viva!
    Gostei do post, mas quero te dar um conselho, se queres que haja muita gente a ler os posts, tenta faze-los mais curtos, nem que cries vários post's em vez de um só, facilita imenso a leitura:)

    Então só tens um paper para projecto tese? Eu já estou com 42 deles, só li um quarto mas estou tentar dar forte nisto, e cada um está ligado de alguma forma as áreas nas quais vou fazer a tese, o problema é que a minha é multidisciplinar: robótica, educação, inteligencia emocional e comportamental (artificial life), programação, psicologia... E em certas áreas sou um zero, por isso estou aprender coisas novas a um ritmo fulminante (como por exemplo a ler um livro de Darwin sobre comportamentos emocionais das pessoas e animais, entre outros paperes:))

    Anima-te e faz um pesquisa na net a procura de papers sobre o assunto da tua tese, não podes seguir com um paper apenas, eles costumam ser as dezenas!

    E força no blog:) Com post's curtos e animados.

    Abraço

     
  • At 22/6/05 15:23, Blogger Dasha said…

    Então, isto não cresce? Não floresce? Não se actualiza??? Eu aqui a ver todos os dias a espera de novidades e... nada??? Ohhh...
    Anda lá, 5 min por dia para colocar um postinho, pequenino:)

     
  • At 22/6/05 15:49, Anonymous Anónimo said…

    ..tudo bem... mas mais pequeninos please!... e as tuas divagações???

     
  • At 28/6/05 10:11, Blogger Dasha said…

    Então?? Ainda nada??? Já lá vão semanas!!! Anda lá! Publica coisas!

     

Enviar um comentário

<< Home